Dinheiro na Roda com Educadores

Aqui você encontra conteúdos e rodas de conversa para desenvolver seu trabalho com educação financeira em sala de aula.
Quem é o educador financeiro da escola? (Blog Ed. Moderna)
Quando uma escola decide trabalhar com educação financeira, em geral ela se depara com um dilema: quem deve ser o professor mais indicado para assumir o papel de educador financeiro?
Leia na íntegra aqui.
Educador, como vai sua relação com o dinheiro? (Blog Ed. Moderna)
Reverencio a profissão de educador pelo seu papel transformador na sociedade, mediando a relação de crianças, jovens e adultos com o conhecimento. Infelizmente, nosso país ainda carece de preparo e maturidade para reconhecer dignamente as pessoas que dão suas vidas a esta missão e escolhem esta profissão por puro amor à causa (sim, sabemos muito bem que o dinheiro não é o principal motivador desta decisão). Por isso considero tão importante educar financeiramente os educadores.
Leia na íntegra aqui.
Consumo, logo existo? (Blog Ed. Moderna)
Vivemos uma época de contrastes e desequilíbrios. Enquanto bilhões de pessoas passam fome, a obesidade já atingiu o status de epidemia global. O esgotamento dos ativos mais preciosos da natureza convive lado a lado com o desperdício e a ineficiência no uso dos recursos. O consumo desenfreado resulta em excesso de lixo e de resíduos tóxicos que poluem a atmosfera, o solo e a água.
Leia na íntegra aqui.
O que uma torneira pingando tem a ensinar sobre educação financeira? (Blog Ed. Moderna)
Você já parou para pensar em todos os recursos que utiliza no seu dia a dia? Desde o momento em que acorda até a hora de dormir, você consome recursos que sustentam e nutrem a sua vida e suas relações.
Leia na íntegra aqui.
Em tempos de crise, ensine a compartilhar (Blog. Ed. Moderna)
No post passado, conversamos sobre o custo de adquirir produtos ou pagar por serviços com pouco ou nenhum uso. A conta do desperdício pode ter um grande impacto no orçamento de uma família, principalmente neste momento delicado da economia brasileira, em que os aumentos na conta do supermercado e nos serviços essenciais são fortemente percebidos no nosso dia a dia.
Leia na íntegra aqui.
É sonhando que se economiza (Blog. Ed. Moderna)
No post passado falamos sobre a economia compartilhada e os benefícios que esse tipo de comportamento pode gerar para as famílias em tempos de crise. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância de traçar metas financeiras para a realização de desejos e sonhos. E quer coisa melhor do que falar de sonhos com os nossos pequenos sonhadores?
Leia na íntegra aqui.
Por que dialogar sobre educação financeira na escola? (Blog Ed. Moderna)
A inserção de novos conteúdos e disciplinas em sala de aula merece uma avaliação muito cuidadosa a respeito de sua relevância no contexto da sociedade. Acolher todos os assuntos “da moda” pode trazer riscos à escola que deseja manter a sua qualidade de ensino nos temas essenciais. Por este motivo, vale a pena refletir sobre as razões que uma escola teria para adotar a educação financeira como problemática a ser discutida em sala de aula. Citamos 5 motivos para você discutir e avaliar com sua escola.
Leia na íntegra aqui.
Afinal, o que é Educação Financeira? (Blog Ed. Moderna)
No post passado, citamos 5 razões para a escola adotar a educação financeira como tema a ser trabalhado em sala de aula. Esperamos que os argumentos tenham lhe ajudado a refletir ou, quem sabe até, convencido você a inserir o assunto em sua prática pedagógica ou na escola de seus filhos. No entanto, para garantir que a inserção deste tema seja adequada, é fundamental entender a sua origem e significado. Afinal, dinheiro é um assunto relevante e delicado que merece muito cuidado ao ser tratado em sala de aula.
Leia na íntegra aqui.
Educação financeira vai muito além do dinheiro (Blog Ed. Moderna)
No post da semana passada, conversamos sobre a origem e o significado de educação financeira de acordo com o contexto brasileiro. Hoje, vou aprofundar essa conversa para revelar um pouco mais do potencial deste tema em sala de aula.
Leia na íntegra aqui.