Dinheiro na Roda com Mães e Pais

Aqui vamos conversar sobre como planejar as finanças para a chegada do bebê e proporcionar uma boa educação financeira aos filhos.
O papel das mães na educação financeira da família (Blog Ed. Moderna)
Às vésperas do Dia das Mães, pensei em homenageá-las com este post especial sobre seu papel na educação financeira da família. Certa vez, ouvi a seguinte pergunta: quem lida melhor com o dinheiro, as mulheres ou os homens?
Leia na íntegra aqui.
Educação financeira de pai para filho (Blog Ed. Moderna)
Em maio, dediquei um post ao papel das mães na educação financeira das crianças. Chegou a vez de homenagear os pais pelo seu dia e aproveitar o momento para discutir um pouco seu papel neste processo. Afinal, com tantas mudanças na sociedade, em que os homens já não são os únicos provedores da família, como podem contribuir para que seus filhos tenham uma boa relação com o dinheiro?
Leia na íntegra aqui.
Mamãe eu quero! (Probebe.org.br)
Sugestões de palavras e atitudes mágicas para criar seu filho com mais educação financeira, antes mesmo que ele entenda o valor do dinheiro.
Agora que seu bebê está maiorzinho, começa a manifestar desejos com mais intensidade. Em breve irá pedir tudo que vir pela frente, sem filtros ou limites. Crianças são verdadeiras esponjas, vulneráveis a todos os apelos da mídia, da publicidade e do consumo.
Leia na íntegra aqui.
Nova vida, novos caminhos (Probebe.org.br)
Com a chegada do bebê, surgem novas prioridades. Trabalhar em casa pode ser uma boa alternativa para equilibrar os papéis de mãe e profissional.
Conciliar a carreira profissional com a maternidade é sempre um desafio que exige muito esforço e disciplina. Para manter a saúde e a qualidade de vida no retorno ao trabalho é preciso planejamento e organização das novas mamães e suas famílias, tema que também é abordado na matéria aqui publicada O preço de voltar a trabalhar.
Leia na íntegra aqui.
O preço de voltar a trabalhar (Probebe.org.br)
Antes de voltar da licença maternidade e abraçar o mercado de trabalho, vale a pena colocar na balança os prós e contras dessa decisão
O trabalho e a independência financeira são conquistas significativas na vida da mulher moderna. É verdade que os hábitos de consumo das famílias mudaram, exigindo cada vez maior participação de todos na geração de renda, mas além de dinheiro o trabalho também traz muita realização pessoal para as mulheres. Por isso é cada vez mais raro encontrar mulheres que não trabalham fora de casa ou que optam pela “maternidade em tempo integral” depois que os filhos chegam.
Leia na íntegra aqui.
Pode contar com a festa (Probebe.org.br)
Saiba como planejar a celebração do primeiro ano do seu filho com economia e sem desperdícios
Nem parece que passou tão rápido, mas logo seu bebezinho completará um ano de vida. Data tão especial que merece ser comemorada com a família, com os amigos, os colegas de trabalho e todos que acompanharam a gestação e as primeiras descobertas do bebê.
Leia na íntegra aqui.
O novo saiu de moda (Probebe.org.br)
Quase tudo que seu bebê precisa para viver com conforto já foi produzido e está disponível no mundo, basta compartilhar para economizar.
Mesmo tão pequenos, os bebês dependem de muitos itens para garantir seu conforto e segurança nos primeiros anos de vida. Bercinho, carrinho, banheira, bebê conforto, chiqueirinho, cadeirão, roupas e outros produtos com preços nem sempre tão amigáveis. Equipar a casa e o carro para receber um bebê pode gerar despesas pesadas na família. Outro desafio é saber o que fazer com tantos itens que ocupam espaço e não servem para nada depois que o bebê cresce. Como aproveitar o chiqueirinho quando seu filho já não quer mais usá-lo? O que fazer com aquela cadeirinha do carro depois que o bebê cresceu e já não cabe mais nela?
Leia na íntegra aqui.
Precisamos conversar (Probebe.org.br)
Não espere o bebê nascer, a gestação é um ótimo momento para romper com o tabu e começar a dialogar sobre dinheiro em família.
O tempo está passando, a barriga já aparece, já se percebem os movimentos do bebê, ele (ou ela) já tem até nome, os móveis começam a chegar, enfim, parece que tudo está bem encaminhado para receber com alegria esse pequeno ser que vai mudar sua vida para sempre… exceto por um detalhe: a família ainda não se reuniu para conversar sobre as finanças. Leia na íntegra aqui.
Fiquei grávida e agora? (Probebe.org.br)
Saiba como organizar as finanças da família mesmo quando a chegada do bebê não foi planejada.
Mesmo com tanta informação disponível sobre como evitar uma gravidez indesejada ou não planejada, muitas mulheres ainda são surpreendidas com a notícia da gravidez, sem que tivessem organizado suas vidas para receber um bebê. Sim, um bebê traz muitos impactos na vida das mulheres e de suas famílias, daí a importância de planejar as finanças e o ninho para essa chegada.
Leia na íntegra aqui.
Orçamento sem crise (Probebe.org.br)
A família aumentou e a conta do supermercado subiu? Veja propostas para economizar com as compras do dia a dia.
Com a chegada do bebê, a conta do supermercado, que já é uma das maiores despesas no orçamento das famílias brasileiras, pesa ainda mais. Fraldas, papinhas, acessórios e suplementos podem elevar significativamente os gastos mensais de sua família. Com a inflação anual em patamares mais expressivos, essa realidade fica mais presente no seu dia a dia. Se você já está sentindo essa diferença e não sabe o que fazer para economizar, anote essas recomendações:
Leia na íntegra aqui.
A arte de pedir e receber (Probebe.org.br)
Do chá de fraldas às tarefas do dia a dia, aprenda a aceitar o apoio de amigos e familiares para receber seu bebê com tranquilidade e economia
A lista de compras de produtos para as mamães de primeira viagem parece infinita e pode causar grande rombo no orçamento de qualquer família. Para amenizar essas despesas e celebrar a chegada do bebê, organizar os famosos chás de bebê pode ser interessante.
Leia na íntegra aqui.
Aconchego para o bebê (Probebe.org.br)
Veja sugestões para montar o cantinho do bebê gastando pouco e consumindo de forma consciente.
O primeiro bebê geralmente é tão esperado que a família toda se empolga e acaba gastando mais do que precisa (ou pode) no enxoval e nos móveis do quartinho. Além disso, consumir de forma consciente é fundamental para garantir que o seu bebê tenha tudo que necessita para viver bem hoje e no futuro. Aqui vão algumas dicas para ajudar mamães e papais a planejarem esse momento especial sem ultrapassar os limites do bolso e do planeta.
Leia na íntegra aqui.